top of page

Chico Bosco palestra sobre a história do amor no Ocidente na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

O evento acontece no sábado, 13 de dezembro, às 11h, como o último encontro da série ‘Relações Amorosas em Pauta’ em 2025

Chico Bosco palestra sobre a história do amor no Ocidente
Chico Bosco palestra sobre a história do amor no Ocidente

Encerrando a série Relações Amorosas em Pauta, o escritor e ensaísta Francisco Bosco propõe um mergulho nas principais tradições que moldaram o imaginário amoroso ocidental. A partir de referências filosóficas, literárias e psicanalíticas, Bosco traça um panorama das diferentes matrizes que influenciaram nossa forma de amar — do amor cortês medieval à idealização romântica, passando por experiências contemporâneas marcadas pela autonomia e pela fragilidade dos vínculos. O evento, intitulado “Matrizes e linhagens amorosas no Ocidente”, ocorre no sábado, dia 13 de dezembro, às 11h, no auditório da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano (Morumbi - SP). Uma reflexão crítica e sensível sobre como os discursos amorosos foram sendo construídos ao longo da história e ainda operam em nossas relações atuais.

 

“Nesse encontro, vou apresentar alguns dos principais autores que tratam do amor no Ocidente, entre eles os poetas Denis de Rougemont e Octavio Paz, e abordar a psicanálise, com O Seminário – livro 8, de Lacan, além de textos fundamentais de [Sigmund] Freud sobre o tema. Trago ainda um recorte da filosofia, desde Platão até [Jean Jacques] Rousseau”, comenta Chico Bosco.

 

Para o escritor e filósofo, parte muito importante para a construção do que entendemos por amor é a literatura. “Vou trazer a obra Tristão e Isolda, do século XI, depois Romeu e Julieta, do século XII, até irmos nos aproximando do século XIX, quando já está quase tudo configurado. Quando digo ‘tudo’ me refiro à equação que nós, modernos, montamos em relação ao amor, daquilo que temos chamado de ‘ideal do amor romântico’. Em resumo, irei refletir sobre como a história do amor tem se manifestado na nossa contemporaneidade, traçando quais estratégias subjetivas as pessoas estão encontrando para lidar com o amor”, conclui ele.

 

Francisco Bosco é filósofo, colunista, ensaísta, letrista e compositor. Formado em Jornalismo, é doutor em Teoria Literária pela UFRJ. Foi coordenador da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles. É autor, dentre outros, de Da amizade (2003), Banalogias (2007), Alta ajuda (2012), A vítima tem sempre razão? O novo espaço público brasileiro (2017). Em fevereiro de 2015 foi nomeado pelo então ministro da cultura, Juca Ferreira, presidente da Funarte. Sob sua gestão foi elaborado o processo de construção da Política Nacional das Artes, com objetivo de debater os problemas relativos às políticas para as artes envolvendo artistas, produtores e a sociedade em geral. Desde março de 2018 integra o elenco fixo do programa Papo de Segunda, do canal GNT.

 

SERVIÇO

SÉRIE RELAÇÕES AMOROSAS EM PAUTA

"Matrizes e linhagens amorosas no ocidente”, com Francisco Bosco

13 de dezembro, domingo, das 11h às 13h

Ingressos à venda on-line, pelo Sympla. R$100.

Local: Fundação Maria Luisa e Oscar Americano - Av. Morumbi, 4077 - São Paulo

Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h30. Valet no local (R$25,00).


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page